Ouse na cor, sem errar na combinação

06 Mar

Não importa se você deseja apenas mudar a cara da sua casa ou está colocando em prática um novo projeto de decoração, o uso da cor é uma ferramenta básica e um elemento chave na hora de personalizar toda a casa ou apenas algumas partes dela.

Além de mudar visualmente os cômodos, as cores também tem o poder de alterar a percepção de espaço, deixando maior ou menor, e de estado de espírito, podendo ficar aconchegante, calmo ou agitado. É devido a esse poder, que devemos ponderar na hora de escolher os tons, priorizando seu gosto e sua personalidade, sem esquecer o que melhor se adequa ao espaço que será decorado.

Existe uma paleta de cores chamada de círculo cromático, onde encontramos as cores primárias e secundárias, ela nos ajuda a ver, de forma rápida, qual a harmonia que existe entre os tons. Lembrando que na hora de mudar as cores da casa, não podemos levar em conta apenas as cores das paredes, devemos harmonizar tudo com a decoração, que vai das cortinas até os objetos decorativos.

Se sua ideia é contrastar cores, a lógica é combinar dois tons opostos dentro do círculo cromático, como o azul e o laranja. Porém esse tipo de combinação pode parecer pesada para a maioria das pessoas. Essas cores trazem alegria e dinamismo, mas também pode ser agressivo. Para amenizar use branco e tons neutros em outros elementos decorativos.


Um outro tipo de decoração seria a moderada, que usa a mesma lógica do contraste, falado acima, mas acrescenta uma terceira cor. Primeiramente se define um tom e em seguida escolhe outras duas cores de lados contrários no círculo, por exemplo o azul, amarelo e vermelho. Fique atento em definir uma cor principal, para que a decoração não pareça folclórica, usando sempre as cores secundárias como complementos.

Há ainda a decoração harmônica, quando escolhemos três cores consecutivas dentro do círculo. De novo, é importante escolher uma cor predominante, que deverá ser a mais neutra entre as três.

Por fim você pode optar por algo mais monocromático, ideal para quem prefere ambientes suaves, uma vez que utiliza a mesma cor em vários tons. Para que a decoração não pareça um pouco monótona, utilize estampas nos elementos decorativos ou pequenos toques de outras cores.

Newsletter :.

Quer receber as novidades da
Villa Pietra?

Continuar

Recentes :.

- Saiba como pequenas mudanças podem renovar seu ambiente - Saiba como diferenciar os variados tipos de porcelanatos - Saiba como refrescar sua casa nesse verão

Arquivo :.

© 2014 Villa Pietra - Pisos e Revestimentos | Todos os direitos reservados