Granito ou mármore? Entenda a utilidade e funcionalidade de cada um.

11 Jul

Se alguma vez você  se envolveu em reforma ou projetou uma mudança na decoração, já deve ter se perguntado qual a diferença entre mármore e granito. A primeira vista eles podem ser confundidos, por sua semelhança visual, mas quando analisados mais detalhadamente, existe sim uma diferença entre eles, pelo simples fato de passarem por processos naturais diferentes, o que leva cada um ter suas particularidades e indicação de uso.

O Granito é muito duro e resistente a absorção da água, ao desgaste abrasivo e ao ataque químico, já o mármore é mais “mole” e menos resistente, com isso pode ser riscado facilmente, além de ser mais suscetível ao desgaste, as manchas e atacado com facilidade por soluções químicas. Visualmente pode-se notar que o granito é mais mesclado, enquanto o  mármore tem uma textura mais uniforme.

A partir dessas diferenças é fácil perceber os locais mais adequados para utilização dessas pedras. O mármore deve ser colocado em locais mais preservados e internos, por sofrer com a ação do tempo e da poluição. Em lugares de grande tráfego deve ser utilizado o granito por ser mais resistente, assim como em cozinha, já que o mármore é poroso e absorve mais gordura, sem falar que não possuem resistência  contra ácido, podendo adquirir manchas e perder o brilho devido ao contato com vinagres, limão e materiais de limpeza pesada.

O mármore é mais indicado que o granito para revestimentos em paredes internas, por ser mais leve. Ambos podem ser aplicados em pisos internos, tomando cuidado com a impermeabilização do contra piso, caso seja no térreo. Mais um cuidado que deve ser tomado é utilizar cimento branco para granitos claros e mármores, evitando o risco de alterar sua cor. Para esse tipo de aplicação, vale lembrar que é importante evitar os mármores mais porosos, já que correm o risco de manchar com a umidade, mesmo fazendo a impermeabilização correta.

Nada impede que você utilize o mármore em bancadas de cozinha, mas entenda que a durabilidade não será a mesma. É sempre bom utilizar os produtos em locais onde são indicados, a vida útil dele sempre compensará a escolha. No mais, fica a característica básica: granito é mais pesado e resistente, já o mármore menos resistente a riscos, mais macio e poroso.  

Newsletter :.

Quer receber as novidades da
Villa Pietra?

Continuar

Recentes :.

- Saiba como pequenas mudanças podem renovar seu ambiente - Saiba como diferenciar os variados tipos de porcelanatos - Saiba como refrescar sua casa nesse verão

Arquivo :.

© 2014 Villa Pietra - Pisos e Revestimentos | Todos os direitos reservados