Entenda como impermeabilizar sua construção

20 Jun

A impermeabilização é um tipo de procedimento utilizado na construção civil que visa evitar a influência da água nas edificações, sua ausência pode resultar em infiltrações, que variam entre danos leves no acabamento, como fungos e manchas, até perdas definitivas na estrutura da construção. Essas infiltrações podem ser ocasionada por umidade vinda do solo, chamada de ascendente, ou vinda das águas das chuvas, que desce pela parede.

No mercado existem uma infinidade de produtos que podem conter, impedir e direcionar a passagem da água, mas vale lembrar que antes de fazer qualquer aplicação é necessário verificar qual a causa do problema. Normalmente o produto é aplicado na parte superior dos alicerces, nas paredes e lajes, além das áreas molhadas, através de vários processos, em casos especiais é associado com um sistema de drenagem. Existem duas formas padrões de realizar o procedimento: a rígida, que utiliza argamassa, concerto e revestimento cerâmico impermeável, e o flexível, utilizando lonas plásticas, tintas com resinas, membranas e mantas asfálticas.

Se for constatado que a infiltração é ascendente o correto é quebrar a base da parede até a fundação e aplicar o produto, já se for provocado pelas as águas das chuvas é necessário verificar as condições do telhado e da laje, aplicando o produto na origem do problema e se possível impermeabilizar também a parede. No mercado também é encontrado tintas multiuso em versões emborrachadas e elásticas que impedem o mofo e a umidade, além de trincas e pequenas fissuras.

O fato é que não podemos fazer meia impermeabilização pois desperdiçaria tempo e dinheiro, o ideal é usar esse mecanismo durante a execução da obra, onde ela fica com um custo de apenas 2% do orçamento total. Caso o trabalho seja feito posteriormente esse valor sobe para 25%.

 

Newsletter :.

Quer receber as novidades da
Villa Pietra?

Continuar

Recentes :.

- Saiba como pequenas mudanças podem renovar seu ambiente - Saiba como diferenciar os variados tipos de porcelanatos - Saiba como refrescar sua casa nesse verão

Arquivo :.

© 2014 Villa Pietra - Pisos e Revestimentos | Todos os direitos reservados